Banner PDDE

Remanejamento e Reserva Técnica de Livros em 2019

 

A partir de 2019, a solicitação de reserva técnica estará vinculada aos pedidos de livros registrados na ferramenta de remanejamento do sistema PDDE Interativo/SIMEC. Assim, somente as escolas que demandarem livros no remanejamento poderão participar da reserva técnica.

Inicialmente será necessário demandar na ferramenta de remanejamento os livros que faltam na escola até o dia 30/03/2019. Após essa data, os pedidos de livros registrados no remanejamento, e não atendidos, serão automaticamente migrados para a reserva técnica, sem necessidade de novo registro.

É essencial que as escolas demandem os livros faltantes no sistema de remanejamento, uma vez que reserva técnica possui o limite de 3% dos livros que toda a rede de ensino tem direito a receber.

 

Passo a passo para acessar o Sistema PDDE Interativo – Sistema de Remanejamento dos Livros Didáticos

1º - No site PDDE Interativo (http://pddeinterativo.mec.gov.br/) Digite o CPF e SENHA do Gestor;

2º - Clique na aba "Livro";
3º - Clique na "lupinha" abaixo da palavra "Ação", no canto inferior esquerdo;
4º - Clique no botão "Acessar Novas Funcionalidades";
5º - Clique no quadrinho "verde com lápis", no canto inferior esquerdo;
6º - Clique na aba "Remanejamento de Livros".


É imprescindível a leitura das orientações e visualização dos vídeos explicativos para o entendimento de como ofertar, demandar e autorizar as demandas.


Segue abaixo as orientações e vídeos explicativos:

 

Nesse módulo, os diretores das escolas da rede pública que participam do PNLD podem ofertar e demandar livros que fazem parte do programa. O objetivo é eliminar as barreiras de informação e assim permitir que as escolas possam trocar livros entre si.

Favor observar algumas regras do remanejamento:

    Para demandar livros (independentemente da quantidade), a escola precisa ofertar pelo menos um livro. Escolas que não ofertam material didático também não podem demandar.
    A troca de livros entre escolas acontece por iniciativa própria das escolas ou secretarias. O FNDE não participa desse estágio.
    Os custos associados ao envio de materiais didáticos serão custeados pelas partes envolvidas.

Abaixo, segue o passo-a-passo para utilizar o sistema:

1. OFERTAR LIVROS

1. Para cadastrar um livro oferta vá em “Minhas OFERTAS”, e clique no botão “Ofertar livros” (à esquerda da tela).

2. Selecione o componente e a série do livro a ser ofertado. Na tela aparecerão os títulos do PNLD cadastrados.

3. Selecione qual título será ofertado.

4. Indique a quantidade de exemplares a ser disponibilizados.

5. Clique em “Salvar”.

 

2. DEMANDAR LIVROS

1. Para demandar um livro, vá em “minhas DEMANDAS”, e clique no botão “Demandar livros”.

2. Selecione o componente e a série do livro a ser demandado. Na tela aparecerão os títulos do PNLD ofertados por outras escolas.

3. Selecione qual título será demandado. ATENÇÂO: o sistema é dinâmico. Se o livro que você procura não está sendo ofertado no momento é possível que ele seja ofertado no futuro.

4. Indique a quantidade de exemplares que deseja demandar. A quantidade demandada não pode ser maior do que a quantidade de livros disponível na escola. ATENÇÃO: é possível demandar o mesmo título para mais que uma escola, porém é preciso cadastrar as demandas separadamente.

5. Clique em “Salvar”.

 

3. AUTORIZAR DEMANDA

1. Em “Minhas OFERTAS” aparecerá botão1 indicando que há solicitações de demandas de livros ofertados pela escola (o diretor também receberá avisos no e-mail cadastrado no SIMEC sobre as solicitações pendentes).

2. Clique no botão1.

3. Aparecerá uma tela com os dados da oferta, e a lista de demandas pendentes.

4. Para aceitar a solicitação, clique em botão2. Se a solicitação foi aceita, o sistema disponibilizará um documento contendo informações do demandante e ofertante para contato.

5. Para rejeitar a solicitação, clique em botão3. ATENÇÂO: se a demanda foi rejeitada, aparecerá uma tela para “Justificativa”.

 

 

4. INFORMAR RECEBIMENTO

 

1. Em “Minhas DEMANDAS”, na coluna de “Recebimento”, haverá botão2 e botão3.

  • 2. Se o material foi recebido, clique em botão2.
  • 3. Se o material não foi recebido, clique em botão3. Caso o material não tenha sido recebido, aparecerá uma tela para “Justificativa”.
  •  

    Parabéns, agora você já sabe como remanejar livros usando o sistema. Não deixe os livros parados na escola, o lugar deles é com os alunos!

    Mãos a troca!!

    Equipe FNDE.

    Em caso de dúvidas, entre em contato com: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

     

     Maiores informações Coordenadora Viviane Roriz 3906-3483

    Área Restrita